sábado, 17 de novembro de 2012

Rodopio

Como o tempo estica ... Só na 5ª feira vi as tarefas para realizar até hoje. Pela minha escola, a Internet também tem andado à manivela, o que dificultou todos os acessos à informação. No meio da sensação de bloqueio e de rodopio - eu só sabia que nada sabia do que era pedido, à excepção do slideshare - valeu a proximidade dos que sabem e gostam de partilhar. Há recursos humanos fantásticos! E entre avanços e recuos, decidi o que podia fazer com o tempo que me restava e meti mãos à obra. Com rede ou sem ela. Sozinha ou acompanhada. Todos os materiais foram feitos propositadamente para esta formação. E todos vão poder ser explorados! O que nós somos capazes de fazer, quando temos oportunidade?!

Calçada Portuguesa

A informação sobre calçada portuguesa foi organizada a pensar na hipótese de trabalho colaborativo entre a BE e alunos do ensino especial e professores que os acompanham. O tema deste ano para o Agrupamento é Lisboa, já o disse aqui. Mas foi o chão da zona de exposições na ES Gil Vicente - o "corredor" que eu tanto gostava de ter, que nos foi apresentado na 2ª feira pela Maria João Queiroga - que fez surgir esta ideia. Já a transmiti aos colegas e, por mim, vai para a frente! Um destes dias, estou a publicar no issuu o que resultar deste entusiasmo. 

À procura do sítio certo

À procura do sítio certo pretende ser uma forma de dar a conhecer e facilitar o acesso a sites, que podem ser explorados nas mais diversas circunstâncias: na BE, por qualquer utente, nas aulas curriculares, em atividades de enriquecimento... Irá ser partilhado na escola, na próxima semana. Vou esperar pelo feedback. Na BE, pode ser uma boa estratégia para que os alunos, sobretudo os mais novos, não se percam pela Internet, sem fim à vista. 

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Um saltinho a Lisboa


Este vídeo resultou da colaboração imprescindível de uma colega, a professora Teresa Ramos, e de alguns alunos de 6º ano. A prova de que a partilha resulta...À professora, à Bia, à Maura, ao João e ao Salvador os meus agradecimentos por terem aderido com entusiasmo a este projeto, não previsto até ontem. Este recurso foi elaborado no âmbito do tema sugerido pela BE - Lisboa -  para todo o agrupamento. A atividade apelou e consolidou os conhecimentos dos alunos no domínio das novas tecnologias, ao utilizarem ferramentas que lhes são já familiares.   Quando crescer quero ser como eles...O vídeo vai cumprir outro objectivo: ao ser disponibilizado, vai servir de introdução/motivação para a leitura e exploração do livro Um saltinho a Lisboa, de Isabel Zambujal e  João Fazenda.  

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

E daqui por 30 horas de formação web 2.0?






Daqui a de 30 horas de formação não vou estar, certamente, como peixe na água nestas andanças da web. Ambiciosa mas não tanto! Espero estar um pouco mais confiante na caminhada em direção à rede, numa estrada envolta nalgum nevoeiro – como este fundo de blogue que agora escolhi e que amanhã posso mudar - mas que não levará a um beco sem saída. E chegar ao fim da estrada? Parece que não tem fim…
Não vou esbarrar, não vou ficar enredada, não me vou perder, porque este caminho vai ser feito com partilha. Esta imagem, que aqui incluo – síntese da primeira sessão de formação - foi construída de forma muito artesanal, com as ferramentas mais simples. Que uso desde o século passado! Quero evoluir! Os alunos merecem isso. E eu também!